A confecção do chasso é um trabalho de extrema paciência e destreza, que vai proporcionar a você o desenvolvimento de habilidade manual e o cultivo da paciência.
Pegue um arame e corte 80 cm do mesmo.
Com o alicate, dobre conforma a figura. A primeira dobra é feita na medida de 20 cm. O arame volta para trás uns 7 cm para trás. É feita outra dobra para a largura (8 cm). Outra dobra é feita para retornar e igualar a primeira dobra, e a frente (direita desta foto) é completada. Dobra-se o arame para retornar até a traseira, que voltará sobre si mesma em mais ou menos 5 cm.
A figura mostra o trajeto de torção do arame.
Um arame não permite a ação das colas comuns a base de água (cola branca). Vamos precisar cobrir toda a estrutura do chassi com barbante. Comece dando um nó em dos cruzamentos de arame do chassi.
A figura mostra um dos braços de arame totalmente coberto com barbante.
Cubra os quatro braços com barbante e dê nós para imobilizá-lo.
Conforme a dureza do arame, será necessário fazer dois reforços. Imobilize-os com um nó de barbante.
Cubra toda a estrutura enrolando barbante em torno do arame.
Sobre a camada de barbante enrolada, aplique papel higiênico enrolado e cola branca.
Faça isto em toda a estrutura.
Se não confiar na rigidez da estrutura, coloque um tirante de reforço como mostrado na foto acima.
Cubra de barbante, cola e papel higiênico e deixe secar por até um dia (se tiver paciência).
Agora, vem a cobertura da parte do chão da cabine dos passageiros. Faça um trançado de linha 10 (linha de papagaio) em torno da parte central do chassi, dando nós de tanto em tanto.
Ao final da trama de linha, aplique umas três camadas de papel higiênico e cola, passando a cola com bastante cuidado para prendê-la à trama.
A direção do veículo
Corte uma tampa de extrato de tomate em duas metades, e com um alicate ou tesoura de metal faça estas peças com 4 furos.
O furo no lado curvo terá que ser um pouco mais largo para dar entrada à buxa de parafuso mais fina disponível nas lojas de ferragens.
No furo do meio do lado reto das duas peças, passe um arame mais mole e enrole. Isto vai servir de semi-eixo das rodas dianteiras.
Pegue a bucha mais fina de parafuso e passe um arame mole por dentro.
Em seguida, deixe uma parte para fora ...
e enrole em torno do corpo da bucha.
Aplique a bucha no furo mais largo da parte curva das peças feitas com a tampa de massa de tomate.
Use o arame exposto na parte onde entra o parafuso na bucha para enrolar em torno do tirante do chassi na parte da frente deste.
Ai estão os dois suportes de rodas aplicados ao chassi.
Aplique arames nas furações, de forma a constituir a articulação da direção do seu veídulo.
Aplique cola e papel higiênico de forma a tornar o suporte bem sólido na junção com o chassi.
Agora que estas articulações estão aplicadas, junte as extremidades dos tirantes dianteiros com um barbante trançado, enrole mais barbante em torno dele e aplique cola e papel higiênico.
Aplique mais duas ligações de barbante entre a ligação feita anteriormente e o piso da cabine de passageiros. O barbante foi colado no piso com auxílio de cola e papel higiênico, que forma uma espécie de solda plástica.
O chassi está terminado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário